quarta-feira, 7 de abril de 2010

Movimento Cidadania e Paz

Entre os grandes compromissos mundiais da UNESCO, encontra-se a missão de promover e manter a paz.
O mundo encontra-se novamente em posição de transformar a cultura predominante de violência em cultura de paz. Hoje, o desafio consiste em encontrar os meios de mudar definitivamente as atitudes, valores e os comportamentos no intuito de promover a paz e a justiça social, a segurança e a solução não violenta dos conflitos.
A década 2001-2010 foi decretada como a década internacional da cultura de paz e não violência para as crianças do mundo.
Falar em cultura de paz é falar dos valores essenciais à vida democrática: participação, igualdade, respeito aos Direitos Humanos, respeito à diversidade cultural, justiça, liberdade, tolerância, diálogo, reconciliação, solidariedade, desenvolvimento, justiça social.
A educação, no sentido mais amplo do termo, é o componente crucial da cultura de paz; uma educação que torne cada cidadão sensível ao outro, e que imponha um senso de responsabilidade com respeito aos direitos e liberdades.
A educação para todos ao longo de toda a vida, formal e informal, deve ser baseada nos quatro pilares do conhecimento: "aprender a conhecer", "aprender a fazer", "aprender a viver junto", e "aprender a ser".
E como fazer da cultura de paz uma realidade concreta e duradoura? No mundo interativo, tudo é uma questão de conscientização, mobilização, educação, prevenção e informação de todos os níveis sociais em todos os países. A elaboração e o estabelecimento de uma cultura de paz requerem profunda participação de todos. Cabe aos cidadãos organizarem-se e assumir sua parcela de responsabilidade.
A participação do Governo Estadual e das Prefeituras Municipais é fundamental neste processo e permitirá discutir novas formas de aproveitamento de equipamentos sociais urbanos que existem e não tem pleno aproveitamento.
A cultura de paz é uma iniciativa de longo prazo que deve levar em conta os contextos histórico, político, econômico, social e cultural de cada ser humano. É necessário aprendê-la, desenvolvê-la e colocá-la em prática no dia-a-dia familiar, regional ou nacional. É um processo sem fim.
A cultura de paz no Estado de Goiás é levada às escolas através do Movimento Cidadania e Paz – Bandeira da Paz.
Por meio da integração e articulação da comunidade escolar e local este movimento busca consolidar ações de cidadania, fortalecer o espírito cívico e vivenciar atitudes de paz e respeito entre os seres humanos e a melhoria das relações interpessoais dentro das residências, escolas, órgãos públicos e na sociedade.
A Bandeira da Paz percorre as escolas, como uma tocha olímpica, despertando estudantes, professores e demais servidores, além da comunidade, para a cultura da paz.
A Bandeira da Paz tem duas faces: uma com o slogan “Paz é a gente que faz”; e a outra com o símbolo do Espaço de Cidadania.
O Colégio Quadrangular durante as duas últimas semanas, realizou atividades envolvendo o tema de forma interdisciplinar enfocando a valorização e o fortalecimento do desenvolvimento da cultura de paz.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e sugestão... E, principalmente, identifique-se!!