quinta-feira, 17 de junho de 2010

Carta Argumentativa

A Professora de Português, Sílvia, desenvolveu um projeto para que os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio estivessem produzindo uma carta argumentativa com o tema que se relacionasse à Brasília. A carta que se destacou foi a das alunas Analine e Thais (3ªA) abordando o tema "FICHA LIMPA". Veja a carta:

Anápolis, 29 de abril de 2010


Senhores deputados,


Vimos através desta tratar de um assunto que abrange a ética e a integridade política de nosso país e também a nossa dignidade como eleitores: A aprovação, por parte dos senhores, do Projeto ficha Limpa, proposto pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Ao longo de anos, assistimos a tomada de posse de candidatos com pendências jurídicas, as quais, não raro, se avolumaram dentro do quadro político de nosso país. Refletindo sobre o assunto, os senhores podem nos questionar que a negligência decorrente de tal fato apresenta uma parcela de culpa da população brasileira, visto que somos nós quem elegemos os representantes políticos. O que não podemos esquecer é que há uma relativa parcela da população que ainda não tem acesso a informações consistentes a respeito de seus candidatos e que são guiadas no processo eleitoral por promessas vãs, elegendo representantes que não se preocupam com o bem-estar de seus eleitores, desviando-se de sua conduta política, comprometendo ainda mais o cenário político nacional.
Como adolescentes, nos preocupamos com o futuro político de nosso país e paramos para perguntar a nós mesmos: será que este é o quadro político que queremos que nossos descendentes presenciem, um cenário político denegrido pela imprudência de alguns? Como, senhores deputados, podemos aceitar que um representante do povo permaneça impune aos seus crimes, trabalhando como se fosse completamente inocente, ao passo que a um cidadão “comum” é preciso cumprir as penas estabelecidas pela justiça para se reintegrar à sociedade? O que defendemos não é nada além do que está em nossa Constituição: “Todos são iguais perante a lei”. Portanto, que a justiça seja válida para todos.
Senhores, nós clamamos por justiça dentro da política de nosso país e tal fato está tão claro, tão óbvio para todos. Basta olhar para as feições do povo brasileiro, as expressões de decepção estampadas em nossas faces. O que pedimos aos senhores neste momento é a agilização da votação de tal projeto, para que possamos dar mais um passo rumo a uma democracia mais límpida.
Esperamos que nossas palavras de jovens estudantes sejam como uma vibração a mais no eco que clama por justiça.
Atenciosamente,
T.N. S. e A.L .S.

Parabéns, meninas!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e sugestão... E, principalmente, identifique-se!!